Synteko Produtos Químicos S.A.

 A GPC Química é uma empresa formada a partir da incorporação da Prosint (fabricante de metanol) pela Synteko (produtora de resinas termofixas e vernizes), empresas do Grupo Peixoto de Castro, em 01 de janeiro de 2008. Entre as principais razões da fusão, destaca-se o aproveitamento das sinergias existentes entre os negócios da Prosint e Synteko com a otimização de processos e resultados.

A iniciativa faz a empresa participar de toda a cadeia de fabricação de resinas, totalizando uma capacidade anual de 850 mil toneladas de produtos finais e intermediários, tornando-se um dos maiores grupos químicos do Brasil.

A GPC Química tem suas unidades de produção e escritórios distribuídos entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A empresa está dividida em duas unidades de negócios: a unidade Metanol (antiga Prosint) e a unidade Resinas (a antiga Synteko).

Unidade Metanol

O produto fabricado é vendido a fabricantes de resinas (que usam o metanol para fazer formol), produtores de solventes, biodiesel, celulose, além de outros produtos químicos. O principal insumo do metanol produzido pela GPC Química é o gás natural, cujo fornecimento é realizado pela CEG e pela Petrobras.

A demanda de metanol no Brasil é crescente. Com seu amplo espectro de aplicações, seu crescimento acompanha o ritmo da produção industrial brasileira. Entre os mercados de aplicação do metanol, destaca-se o mercado de biodiesel. Para os próximos anos, com o aumento do volume de biodiesel no diesel, espera-se também um aumento significativo na demanda do metanol.

Unidade Resinas

A unidade Resinas e Vernizes da GPC Química possui três plantas industriais: Gravataí (RS), Araucária (PR) e Uberaba (MG), com capacidade total de produção de 350 mil toneladas por ano de resinas e de 250 mil toneladas por ano de formol.

As plantas produzem resinas para painéis de madeiras e vernizes, utilizados para tratamentos de pisos. O portfólio de produtos da empresa é amplo, atendendo às diversas necessidades dos seus mercados consumidores: são resinas para a indústria de aglomerados, compensados, MDF e OSB. Com investimentos relevantes em Pesquisa e Desenvolvimento, a GPC Química desenvolve resinas específicas para cada cliente, de acordo com suas necessidades.

A GPC Química é líder no mercado de tratamento de pisos de madeira através da marca Synteko, que é considerada sinônimo da categoria de produtos. A empresa produz diferentes tipos de vernizes, tanto à base de uréia-formol quanto à base água. O mercado de resinas para painéis de madeira vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, em função da aceleração dos mercados de construção civil e imobiliário.

As unidades produtivas de resinas também produzem o formol que é utilizado na fabricação de alguns produtos. Dessa forma, a GPC Química pode ser considerada uma empresa integrada, fabricante do metanol, formol e resinas. Com três plantas produtivas, localizadas estrategicamente em regiões próximas aos seus clientes, a GPC Química oferece também importante vantagem logística.